Hoje o Mr. Designer traz um assunto muito importante, que é a fase de decidir qual o melhor website ou qual o website indicado para meu negócio?
Na altura em que surgiu a internet, a maioria dos websites existentes eram estáticos, contendo apenas blocos de texto e imagens. Atualmente, existem vários tipos diferentes de websites, e conhecer as principais diferenças entre eles, vai permitir escolher qual a melhor solução para a sua empresa.
Antes de criar ou atualizar o website da sua marca, é muito importante perceber qual é o tipo de website que irá representar melhor o seu negócio. Neste artigo, vou explicar quais são os principais tipos de webwebsites que existem, e quais as vantagens de cada um deles.
Quais os tipos de Webwebsites existentes?
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Site Institucional
O website institucional é o website mais utilizado pela maioria das empresas. Inclui, normalmente, algumas páginas de informações sobre o negócio, produtos e serviços, preços, e várias formas de contato. Este tipo de website funciona praticamente como um cartão de visitas online.
Este tipo de websites são os mais indicados para as empresas que querem ter uma presença profissional na internet, mas não têm muito conteúdo para publicar e partilhar. Normalmente é o site mais económico de desenvolver, mas tem pouca visibilidade nas pesquisas.
É o ideal para apresentação da sua empresa de uma forma profissional na internet apenas para os seus clientes atuais (pessoas que já conhecem a empresa), e também para captar novos clientes nos websites de pesquisa. Escolher este formato muitas vezes é desperdiçar todo o potencial do Marketing Digital, não permitindo aumentar a presença online da empresa. Captar novas visitas para o website neste formato só é possível através do investimento em anúncios.
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Site dinâmico
Contrariamente ao website Institucional, este tipo oferece mais dinamismo e permite que alterações sejam feitas mais facilmente. O conteúdo pode ser atualizado com frequência, fazendo com que o site permaneça interessante e atualizado.
Nos websites dinâmicos, além do conteúdo institucional, existe um blog associado, o que vai permitir à empresa investir em Marketing de Conteúdo e em Otimização para Motores de Pesquisa (SEO) – duas estratégias fundamentais para atrair potenciais clientes e fortalecer a relação com a audiência.
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eCommerce
Também conhecidos como websites de comércio eletrónico, é possível comprar ou vender produtos. Um site de e-commerce é excelente para empresas que pretendem expandir os seus negócios, disponibilizando online todos os seus produtos. O consumidor pode encomendar diretamente da loja online, de uma forma rápida, segura e intuitiva.
Devemos apenas salientar que manter um eCommerce requer tempo para fazer atualizações constantes da loja (incluir produtos, alterar preços, introduzir dimensões e peso do produto para cálculo dos portes de envio, etc).
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Site one-page
O fator diferenciador de um site one-page é que toda a informação é carregada numa única página, à medida que o utilizador percorre o conteúdo. A principal vantagem deste tipo de site é que ele funciona bem em dispositivos móveis, porque é mais rápido a carregar.
Por serem bastante intuitivos, são também ideais para empresas que visam atingir o público mais jovem e ocupado. Ao clicar em qualquer link do menu, o site apenas rola automaticamente até a respetiva seção, não sendo preciso carregar uma nova página.
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Blogs
Os Blogs podem ser adicionados a um site dinâmico ou ser o próprio site em si. Na generalidade, blogs são websites pensados em leitores fiéis, que os visitam diariamente para ler as novidades. Eles devem ser criados especificamente para um determinado público-alvo para desta forma poder gerar alguma receita.
Os blogs são ferramentas de divulgação e marketing, pois conseguem convencer os clientes de forma mais subtil (com dicas, por exemplo) ao invés de um anúncio direto. O blog deve estar sempre ligado às redes sociais e incentivar a navegação horizontal (fazer com que o leitor vá clicando de artigo em artigo, permanecendo o máximo de tempo no site).
Muitas empresas utilizam blogs para manter um relacionamento com os seus consumidores de forma mais informal e criar um vínculo com eles.
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Portais
Os Portais funcionam como agregadores de diversos conteúdos. Normalmente, são construídos focados no interesse do público, para que este volte a visitá-lo diariamente. É comum, por exemplo, que juntamente com o seu conteúdo, os portais ofereçam diretórios para outros websites, pesquisa, notícias, previsão do tempo, citações, mapas, chat, fóruns, etc.
Esse tipo de site é o ideal para empresas que vendem “informação”, e vivem de uma audiência fiel que consome o seu “produto”.
Mas afinal, qual é o site ideal para a sua empresa?
Após perceber cada um dos tipos de websites, ainda antes de tomar uma decisão, é preciso considerar alguns pontos importantes, qualquer que seja o seu nicho, e qualquer que seja o site que você pretende construir:
- O site deve ser desenvolvido tendo em conta uma fácil integração com as redes sociais. O objetivo é que os seus clientes falem da sua marca nas redes onde se encontram presentes.
- É importante avaliar quais são as funcionalidades que farão parte do seu site, assim como os conteúdos que pretende: incluir, textos, imagens, vídeos. Para além disso, perceber de que forma os pretende transmitir, se em páginas estáticas, ou de atualização constante.
- É importante avaliar quais são os hábitos do seu público-alvo na internet. Por exemplo, se os seus consumidores costumam aceder ao site através de um smartphone, vale a pena investir na otimização do site para uma melhor experiência em mobile.
- Também é importante recorrer a uma agência de marketing digital, para identificar o seu público alvo e criar um site que comunique com os seus potenciais clientes de uma forma eficaz. Se por exemplo o seu público é mais jovem, é fundamental que o seu site esteja alinhado com as últimas tendências. Já se o seu público é mais tradicional, é preciso pensar na ergonomia de navegação, da forma mais intuitiva possível.
Quer ter o website ideal para o seu negócio?