Nos dias de hoje, é essencial que as empresas tenham uma presença online. A criação de um website é um dos aspetos mais importantes para construir essa presença no mundo digital. No entanto, às vezes as pequenas e médias empresas falham quando chega a hora de construir um website de sucesso.
A criação de uma página online implica uma variedade tomadas de decisões. Só com um plano bem definido e delineado é possível criar um website que realmente fale pela empresa.
- Estudar o mercado
O primeiro passo no mundo dos negócios passa sempre por um estudo de mercado. Este vai permitir que perceba como é que a concorrência lida com as diferentes situações. Para a criação de um website não é diferente.
Antes de tomar qualquer decisão é importante visitar os websites das principais empresas da área de negócio. Assim, vai conseguir perceber quais são as estratégias que quer usar no seu website e quais é que quer melhorar. Marcar a diferença é sempre importante!
- Web Design
Depois de uma análise completa e do plano delineado para aquilo que quer que o website tenha, é hora de passar à ação. Como vai perceber, estes vários pontos estão ligados e dependem, muitas vezes, uns dos outros. E o design de um website é essencial para criar uma boa experiência ao utilizador.
Na hora de escolher a aparência e layout de um site, é necessário perceber se este é intuitivo. O utilizador vai conseguir encontrar todas as informações de forma fácil? Este é um dos aspetos mais importantes. Quando um utilizador abre um website e não consegue encontrar o que procura – como por exemplo, os contactos – o mais provável é que ele saia da página.
Para além disso, é essencial que todos os elementos combinem na perfeição. Só assim é possível cativar potenciais clientes e fazê-los passar mais tempo a descobrir o que uma empresa pode oferecer.
- Web Design Responsivo
Este é um dos pontos em que muitas empresas falham! Não é preciso estar dentro do mundo do marketing digital para perceber que as pessoas usam, cada vez mais, dispositivos móveis para aceder à internet.
Por isso mesmo, é absolutamente essencial para criar um website de sucesso que este tenha um design responsivo!
Isto quer dizer que todas as páginas podem ser vistas em diferentes dispositivos sem que dificulte a navegação. No entanto, isto não significa que o design se mantenha inalterado, pelo contrário. Com um design responsivo, um website vai adaptar-se à melhor forma de visualização para um smartphone ou tablet, por exemplo.
- Ter uma boa UX
Todos os aspetos acima referidos tem como objetivo a criação de uma boa experiência de utilização (UX) para os visitantes. Este deve ser o objetivo principal para criar um website de sucesso.
Os potenciais clientes devem encontrar um website com uma navegação fácil e adequada, boa arquitetura de informação e bons conteúdos. Caso contrário, os visitantes não ficarão satisfeitos e não vão converter-se em clientes.
- Um conteúdo bem definido
Para quem conhece o mundo digital, a expressão “o conteúdo é rei” não deverá de ser novidade. Pois é, é muito difícil ter uma boa estratégia de marketing sem um bom conteúdo.
Uma estratégia de marketing de conteúdo bem pensada e trabalhada faz parte da criação de um website de sucesso. Já não é suficiente ter apenas um website online. É o conteúdo que vai direcionar os clientes à compra. E, tão ou mais importante, é isto que vai permitir uma boa posição nos motores de pesquisa.
- SEO trabalhado
O SEO – Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Pesquisa – é uma parte essencial de um website de sucesso. No entanto, um bom SEO exige trabalho. Neste momento, é preciso muito mais do que uma boa dose das keywords certas.
Hoje em dia, um SEO inteligente depende de vários fatores. Claro que as keywords são essenciais, mas para conquistar os primeiros lugares do Google é preciso mais do que isso. A rapidez de carregamento das páginas, a arquitetura de informação do website, o design responsivo e conteúdos de qualidade e atualizados são outros fatores que tem de trabalhar.
- Mensagem clara
Um website de sucesso não pode ser apenas uma montra. Este é uma parte fundamental da estratégia de marketing digital. O principal objetivo de um website deve ser atrair clientes e impulsionar o desejo de compra.
No entanto, para conseguir cumprir estes objetivos, é necessário que o website tenha uma mensagem clara. É importante perceber que o design não mete de lado a imagem. Pelo contrário, o design deve ser criado de forma a realçar a mensagem da empresa.
- Integração com as redes sociais
As redes sociais fazem parte do mundo atual. E, por isso mesmo, é impossível deixá-las de fora de uma boa estratégia de marketing digital. E num website de sucesso as redes sociais aparecem integradas de diversas formas.
Em primeiro lugar, é importante que os visitantes consigam encontrar botões de acesso para visitarem a página do Facebook, do LinkedIn e das restantes redes sociais da empresa. Para além disso, também devem existir botões call to action. Estes têm como objetivo que a página em questão seja partilhada em diferentes redes sociais.
Estes são os nove aspetos básicos que deve ter em conta para a criação de um website de sucesso. A combinação destes fatores vai fazer com que os seus clientes e visitantes tenham uma boa experiência de navegação e conseguir conquistar o Google. Mas, o melhor é deixar estas complicações nas mãos de profissionais da área.