O SEO técnico é uma componente do SEO (Search Engine Optimization) e, diz respeito à parte técnica de um website. Isto é, tem o objetivo de permitir que os motores de busca consigam perceber se o seu site tem ou não qualidade técnica. É composto por elementos que incluem o rastreamento, indexação, renderização e arquitetura do site.

Quando é feita a otimização para os motores de busca, o SEO técnico é uma das primeiras coisas a ser feita. Assim, alguns fatores a ter em conta são: a velocidade do site, a segurança (certificados SSL), a otimização do site para mobile e links internos. Para além disso, é fundamental para que o seu site possa receber tráfego de outros canais de comunicação, como é o exemplo dos anúncios pagos.

✓ Melhora a experiência do consumidor

Cada vez mais, a experiência do consumidor dentro de um website tem sido a preocupação de muitas empresas. Isto é crucial para que haja uma taxa de conversão elevada. Por exemplo, se o seu site for lento, provavelmente os visitantes permanecerão apenas alguns segundos. Se for inseguro, gera desconfiança e aumenta a taxa de rejeição.

✓ SEO técnico aumenta a visibilidade

De que adianta ter um website se ninguém o pode encontrar? Todas as outras estratégias que podem ser feitas para otimizar o seu site deixarão de fazer sentido também. O objetivo do SEO técnico passa muito por ter os elementos inicialmente referidos (rastreamento, indexação, renderização e arquitetura) em funcionamento para que o seu site possa aparecer nos motores de busca. Esta estratégia é muito importante no sentido em que, se houver algum problema da parte técnica, os resultados de SEO não serão os melhores.


Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.