Arrisco a dizer que a palavra design tem sido banalizada nos últimos anos, ela é pronunciada com tanta frequência e em diferentes contextos que acabou por perder a sua relevância.
O design é uma palavra bastante complexa do que as pessoas pensam, pois, design não é desenho design é a estética de algo, quer que ele exista ou não, é a arte de projetar algo.
Mas, para muitas pessoas o design é uma palavra “limitada” sem terem a noção da sua complexidade. O design, está presente no dia a dia, esta palavra está em todo o lado. O design sempre esteve presente.
O design está presente, nas cadeiras onde nos sentamos todos os dias, nas canetas que escrevemos, nos edifícios onde moramos, etc.
Já pensou como seria desenvolver algo sem o design? Como seria o seu website, app, etc…?
Eu nunca imaginei isso.
O design não é bonito ou feio, é a criação de algum serviço/produto, ele vai muito mais para além do visual. O steve jobs costumava dizer “o design é uma função e não uma forma!”
Não me admira nada que o design, seja aplicado em diferentes fontes/formatos e em diversos processos dentro de uma empresa/negócio. Isto porque facilmente encontramos exemplos de cartões de visita e logótipos como exemplos de design aplicado na comunicação visual de uma organização.
O design, é aplicado na comunicação visual e identidade visual corporativa das empresas é o que ganha muitas das vezes mais relevância junto do publico em geral.
Para mim é o factor mais importante dentro de uma empresas porque tem as seguintes requisitos:
- Design procura a melhoria de uma solução, do inicio ao fim de qualquer projecto;
- Design é um processo criativo e de inovação
- Design acrescenta valor ao seu produto, serviço ou projecto.
- Design tem atenção às necessidades concretas das pessoas, como a funcionalidade, sustentabilidade, investimento reduzido e o bom gosto claro.
- Design desenvolve projectos viáveis que aproveitam oportunidades de mercado
- Design acrescenta valor e qualidade à vida das organizações
O design sempre foi considerado um dos principais processos de desenvolvimento de qualquer produto/serviço ou empresa porque destaca-se nos novos produtos, embalagens, serviços, identidade corporativa, e no seu website.
É um factor essencial na estratégica de produção, marketing, planeamento. Sem ele é muito difícil desenvolver seja o que for para darmos aos clientes, a sua experiência esperada pelo produto.
Definindo melhor o seu posicionamento no mercado e garantindo maior destaque e competitividade no mercado, quer seja nacional ou internacional, através da criação produtos e serviços que se diferenciam pela sua qualidade, funcionalidade, segurança que tem um impacto fundamental na fidelização dos seus clientes.
Este era o principal objectivo do artigo desta semana, fazer-lhe perceber a importância do design na sua empresa.