User experience é toda a experiência de que o consumidor usufrui quando visita um website, uma aplicação ou contacta com a empresa ou marca. É a experiência dos utilizadores desde o primeiro contacto, se a página demorar um pouco mais a abrir ou até se for confusa ou irrelevante, é provável que o utilizador perca o interesse e feche o website.
Porque é importante?
Com a evolução da Web e a sua crescente utilização, não só em computador mas também em telemóveis e tablets, os websites passaram a ser muito completos e complexos. Deixaram de fornecer informações apenas sobre a marca e/ou produto e passaram a ser fonte de muitas outras informações, como a história da empresa ou marca, os contactos e começaram a possibilitar a compra online.
No entanto, alguns websites apenas funcionam bem o suficiente, sendo até por vezes complicado para o utilizador ter acesso à informação que necessita.
Pensar no design tendo em conta as necessidades, interesses e limitações do público-alvo permite que o website se torne não só uma forma de recolha de informações mas uma experiência que acrescenta valor ao consumidor. Para isto é necessário que a empresa ou marca escute e observe os seus clientes de forma a conseguir adaptar toda a sua comunicação às exigências do consumidor.
Actualmente este é o factor mais importante, a experiência que o consumidor tem enquanto navega no site. 5 segundos é o tempo médio que um utilizador demora a decidir se abandona ou continua a navegar num website. São esses 5 segundos, que fazem toda a diferença no utilizador e consequentemente no mercado.
Assim, ter em atenção a simplicidade, brincar com os espaços em brancos, ter cuidado com as cores e a tipografia que é usada, não esquecer de informações úteis como os contactos e testar se o site é compatível com todos os tipos de aparelhos tecnológicos. São alguns aspectos importantes que podem fazer a diferença no Design da página.
Teste A/B
Os testes A/B consistem em duas hipóteses em que muda apenas uma variável, por exemplo, um botão vermelho e um azul, e no fim é avaliada qual delas gerou mais resultados. São uma excelente forma de obter resultados reais sobre qual website está a gerar mais conversões.
Estes testes devem ser aplicados em situações em que há a necessidade de optimizar alguma métrica importante para a empresa ou marca, sejam acessos, aberturas, cliques, etc. Por exemplo, se a página de acesso está com poucas interacções, então deverá ser analisada a causa e procurar soluções, de forma a melhorar a experiência do consumidor com a marca e a obter um desempenho melhor.
5 Factores importantes que influenciam a experiência do consumidor
Usabilidade: Deve conter informação relevante e ser de fácil utilização. Se o website for muito bonito e apelativo mas não for de fácil leitura o seu propósito não está a ser cumprido. Se o consumidor não encontrar exactamente aquilo que procura vai perder o interesse na empresa ou na marca.
Acessibilidade: Se o consumidor não encontra o website então não o visita e não compra os seus produtos. Numa era onde existe muita informação é importante fazer com que o nosso site se diferencie dos outros de forma positiva.
Credibilidade: Actualmente é impossível vender um produto ou chamar a atenção para a sua página se a empresa ou marca não passar uma imagem credível e que vá de acordo com as crenças do seu público-alvo, pois existe muita concorrência e os consumidores estão cada vez mais informados.
Design: Se o site tiver todas as características descritas acima mas não possuir um design apelativo e que vá de acordo com as preferências da empresa ou marca e dos seus utilizadores vai certamente perder potenciais clientes, uma vez que, cada vez mais, as pessoas dão importância não só a informação mas a forma como esta está disposta, as cores utilizadas, se demora ou não muito tempo a abrir e até o tipo de fonte utilizada.
Valor: Finalmente, deve acrescentar valor ao consumidor, isto é, dar informações ou proporcionar um momento agradável ao consumidor para que este não considere a sua navegação uma perda de tempo ou algo inútil.