A Internet nos dias de hoje é um dos principais canais de comunicação e informação, utilizados pelos consumidores para pesquisar e/ou adquirir produtos. As possibilidades de alcance do target são praticamente “infinitas” para as empresas, eliminando quaisquer barreiras de localização. Já para não dizer que de facto, qualquer negócio presencial, pode ser realizado em contexto digital, aumentando assim a sua visibilidade e receita.
As tendências de mercado ditam o aumento exponencial dos Negócios Online, sejam eles blogues, websites institucionais, agentes, lojas online (eCommerce), ensino à distância, consultoria, entre outros. Mas sabe qual é o investimento necessário para montar um Negócio Online de sucesso?!
QUANTO É QUE DEVE INVESTIR NO SEU NEGÓCIO ONLINE
A resposta é muito simples > “Depende”. Depende do seu objetivo e tipo de negócio, dos resultados que pretende obter, do ROI (Return On Investiment) e do seu público-alvo.
Obviamente que existem diversas plataformas que lhe permitem realizar websites de forma gratuita, mas, em contrapartida, estas não asseguram os seus conteúdos e bases de dados, não lhe permitem personalizar o aspeto visual do website ou página online, nem realizar outro tipo de configurações pertinentes. Permita-me esta frontalidade: também pode comprar um carro por 500€, correto? Mas claramente que as condições, segurança e qualidade deste, não serão equiparáveis às de um carro de 15.000€ (mas este exemplo é um pouco relativo!). Com os websites/negócios online passa-se exatamente o mesmo e a verdade é que “o barato sai por vezes sai caro”, mais cedo ou mais tarde.
DICA:
Antes de decidir quanto é que quer investir no seu Negócio Online, responda às questões:
- Qual é o seu objetivo com um Negócio Online?
- Até onde é que quer chegar?
- Quem quer atingir?
- Quanto espera vender?
Mas para que tenha ideia dos valores praticados no mercado, adiantando-lhe que: um website robusto, seguro, desenvolvido por profissionais qualificados e com diversas integrações (Redes Sociais, Pagamentos, SEO, Email Marketing, etc.), poderá variar entre os 1.500€ e os 10.000€. Mas se falarmos numa plataforma desenvolvida à medida, que inclua áreas reservadas, compra e venda de bens ou serviços em simultâneo (ex.: OLX), o investimento poderá ser de aproximadamente 30.000€, enquanto que para outras plataformas tecnológicas que impliquem outro tipo de customização ou integrações mais complexas, não existe um limite para o valor investido.
DEFINA A ESTRATÉGIA E CRIE UM PLANO DE NEGÓCIOS
Esta fase é importante que seja realista e defina objetivos SMART (Specific, Mensurable, Attainable, Relevant e Time Based), mas também, o prazo para atingir o Break Even Point* (ex.: entre os 18 e os 24 meses). Tenha em conta os Custos Fixos e Variáveis, respetivamente: salários, softwares, servidores, renda, água, eletricidade, internet, limpeza e comissões, mão de obra terceirizada, fornecedores, entre outros. Mas também deve ter em conta, os custos associados à Estratégia de Marketing e Comunicação, porque de nada lhe serve ter um Negócio Online se o seu target não visitar o seu site.
*Em português, Ponto de Equilíbrio, é o indicador que determina a quantidade mínima que uma empresa deve vender para não apresentar prejuízo e equilibrar o capital investido (no Break Even Point não existem ganhos, nem perdas).