Quais são as características que fazem um bom nome em comunicação e marketing?
Existem de facto algumas características que ajudam e orientam a escolha de um nome eficaz e que se transforma com mais facilidade num activo de comunicação de uma empresa, marca ou serviço. Dada a importância estratégica do nome e de todas as actividades de comunicação e marketing que essa mesma escolha afeta, partilho convosco alguns dos aspectos que considero mais importantes a ter em conta, no momento da escolha do nome (naming).
- Ser diferente
- Ser curto (de preferência até três sílabas) e de fácil memorização (ex: Olá);
- Ser simples e fácil de pronunciar, se for o caso, tb a nível internacional (ex: Nokia);
- Sugerir o produto/serviço (ex: Swatch, Telecel);
- Sugerir um atributo/benefício do produto e/ou posicionamento da marca (ex: Head&Shoulderspara champô anti-caspa; Diehard para baterias de automóveis; Compaq para computador “compacto”);
- Despertar emoções e sentimentos no consumidor (ex: Obsession para perfume; Caress para sabonete);
- Não ter conotações indesejáveis (ex: marca de vinho BSE, sofre influência da crise das “vacas loucas”, a doença da BSE);
- Disponível e defensável juridicamente (ex: Cola não estaria disponível nem seria defensável, mas Pepsi-Cola já foi).
Qual a importância do Nome numa Marca?
- O nome é o indicador inicial da marca, sendo a base para os esforços de comunicação e criação de notoriedade;
- O nome pode gerar associações importantes que servem para descrever a marca;
- O nome é muito mais permanente que a maioria dos elementos do marketing (preço, produto, comunicação, distribuição).