As palavras-chave são termos que nos possibilitam de um anúncio seja apresentado aos utilizadores quando estes efetuam uma pesquisa. À primeira vista pode parecer simples, basta introduzir no grupo de anúncios os termos que parecem fazer sentido e seguir caminho. Mas na realidade não é bem assim.
A forma como introduzimos as palavras-chave influencia a leitura do Google no momento de apresentar um anúncio. É aqui que entram os tipos de correspondência de palavras-chave.
Existem atualmente 4 tipos de correspondência de palavra-chave do Google Ads:
- Correspondência ampla
- Correspondência ampla modificada
- Correspondência de expressão
- Correspondência exata
As palavras-chave afetam diretamente o desempenho da campanha e fazer uma utilização incorreta das mesmas pode levar a resultados negativos, tais como:
- Desperdício do orçamento
- Baixo índice de qualidade
- Baixa taxa de conversão
- Aumento do custo por aquisição
Por estes motivos e mais alguns, é importante que tome boas decisões no momento de inserir as palavras-chave da sua campanha.
Dito isto, está na hora de saber tudo sobre os diferentes tipos de correspondência de palavra-chave do Google Ads.
Correspondência Ampla
Este tipo de palavra chave é o mais abrangente de todos os tipos de palavras e também o predefinido Google. Com uma correspondência ampla os anúncios estão sujeitos a aparecer com erros ortográficos e em pesquisas não desejadas.
- Exemplos:
- Casacos de homem
- Casacos para homem
- Casacos de couro homem
Numa fase inicial das campanhas, a correspondência ampla pode ser útil para ajudar a compreender o caminho. Tendo sempre em conta que a sua abrangência, pode dar-lhe boas ideias para outras campanhas, grupos de anúncios, palavras-chave e palavras-chave negativas.
Correspondência ampla modificada
Este tipo de correspondência é bastante semelhante à correspondência ampla, incluindo plurais, sinónimos, género, entre outras palavras-chave relevantes da sua ordem. Com as palavras-chave modificadas é fácil saber quais são as palavras exatas que as pessoas usam. Com este tipo de palavras o foco de correspondência é maior, por tratar-se de uma combinação de termos. Para utilizar a correspondência ampla modificada deve colocar um + antes de uma palavra-chave.
Exemplos:
- +casacos +homem
- +casacos e camisas homem
- +loja de casacos homem
- A correspondência ampla modificada é ótima para utilizar em várias fases da campanha, definindo um maior foco, mas mantendo a possibilidade de abranger termos relevantes que não pode incluir na sua campanha.
Correspondência Expressão
Na correspondência por expressão deve colocar a palavra-chave entre aspas. Desta forma o seu anúncio apenas entra no leilão quando o utilizador faz uma pesquisa que contenha essa expressão ou pequenas variações. Estas pesquisas podem conter texto antes ou depois da expressão.
Exemplos:
- “casacos homem”
- “casacos homem preto”
- “comprar casacos de senhor”
Correspondência exata
Na correspondência exata possibilita a ativação dos anúncios quando a palavra exata definida for acionada no motor de busca. Para utilizar a correspondência exata deve colocar as palavras-chave entre parênteses retos.
No tipo de correspondência exata as pesquisas não podem conter palavras antes ou depois do termo inserido.
Exemplos:
-
- [casacos de homem]
- [casaco homem]
- [casaco para senhor]
- [casaco de senhor]
Dica Extra!
Faça sempre uso de palavras negativas
Com o decorrer das campanhas irá certamente existir pesquisas ou palavras-chave irrelevantes ao conteúdo do seu anúncio. Isto é desperdiçar dinheiro com estes recursos valiosos, entre eles o seu orçamento.
A utilização das palavras negativas vai impedir o seu anúncio apareça em pesquisas indesejadas evitando assim o seu orçamento se evapore com pesquisas irrelevantes.