O profissional de Front-End trabalha especificamente com HTML, CSS e JavaScript (Opcional). O Front-end não é um programador lógico! Quando falamos no JS relacionado com o Front-end, estamos a falar mais no âmbito dos frameworks. O Front-End não tem obrigação de saber programar o JavaScript na sua pureza, mas é sempre um trunfo que o Front-End leva com ele, e em algumas situações o JavaScript será necessário para certos códigos de CSS ou os seu pré-processadores.
O HTML não é uma linguagem de programação, é uma linguagem de marcação; CSS é uma linguagem de estilo; e Frameworks Javascript (que é diferente de Java) é uma linguagem de script (nesse caso, o foco do Front-End é em frameworks como por exemplo: JQuery). Nos dias de hoje, o Javascript por um lado torna-se obsoleto, porque quem souber dominar 100% o CSS conseguirá criar algumas funções de javascript sem javascript.
A principal função de um Front-End é ‘dar vida’ ao design efectuado pelo web designer.
O termo Front-End é relativamente novo, apesar de já existir no mercado há alguns anos. No entanto, as similaridades do desenvolvimento web, que já existe há mais de 20 anos, o conceito de Front-End como a implementação técnica de interfaces e experiências de utilizador é relativamente novo.
Na verdade, o desenvolvimento de Front-End é o desenvolvimento web focado apenas nas áreas que envolvem o utilizador (UX). Esse desenvolvimento pode ser virtualmente independente do desenvolvimento de Back-End nos casos mais extremos e igualmente complexo, quando falamos de app’s mobiles, app’s web, entre outras programações. Assim sendo, ainda se continua a apostar fortemente em web developers Full-Stack sem ter em conta que um developer Full-Stack, apesar de ter conhecimentos nas várias camadas, o seu nível de proficiência não é elevado em todas elas. Embora um bom developer Full-Stack seja uma mais-valia, estes são raros de encontrar. Hoje em dia o stack mudou e tornou-se muito mais complexo do que era há 15 anos atrás.
Se um developer especializado em Back-End, ou mesmo um designer, sabem HTML, CSS, qual a real necessidade de alguém especializado em Front-End?
Este tipo de pensamento é bastante redutor da complexidade das funções de um Front-End e resulta de uma perceção simplista do trabalho envolvido.
QUAIS AS RESPONSABILIDADES DE UM FRONT-END?
Um Front-End Developer é um profissional responsável por projetar, construir e otimizar as interfaces de projetos web como:
- Assegurar compatibilidade cross-browser e cross-platform;
- Produzir código limpo, bem documentado e estruturado;
- Aplicar técnicas de SEO (Search Engine Optimization);
QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM FRONT-END?
- 90% do tempo de carregamento é gasto no Front-End;
- O visual de um website é a primeira coisa a ser vista, se o website tiver uma estrutura mal organizada, o risco do utilizador sair e nunca mais voltar é maior;
CASE STUDIES
British Hospital (www.british-hospital.pt)
Este projeto obtém 93% em 100% a nível de performance (teste realizado em Pingdom.com).
O resultado desta performance surge pelo facto de existir um código bem organizado e estruturado, pela aplicação de técnicas de cache, técnicas essas que diminuem significamente o carregamento do site, e por fim, surge também pela a otimização de imagens.
CONCLUSÃO
Apesar de ser um campo relativamente recente e pouco compreendido, é evidente que o Front-End é uma mais-valia para o desenvolvimento de websites/web app’s de qualidade a nível de performance e de experiência de utilização (UX).
Num Mundo de aparências e gratificação instantânea, quem tiver um Front-End bem desenhado, estruturado e implementado irá ganhar o coração e a lealdade do seus utilizadores.