Será que está a implementar as melhores estratégias de marketing no Facebook para a sua empresa? Irei partilhar algumas dicas para o sucesso da sua página!
À primeira vista, o Facebook é uma rede social fácil de trabalho. No entanto, quem gere páginas nesta plataforma sabe que isso não é bem assim!
Gerir uma página no Facebook para empresas tem-se tornado cada vez mais complicado. Para quem não está a par do assunto: esta rede social está a fazer mudanças constantes no algoritmo. Qual é o problema disto? Bem, se antes as publicações das páginas chegavam a cerca de 30% do seu público, agora esse valor desceu significativamente.
As recentes alterações no algoritmo do Facebook
Esta rede social fez – e vai fazer – várias alterações ao algoritmo que não facilitam a vida a quem quer chegar a um maior número de pessoas. Enquanto muitos anunciam o fim do alcance orgânico e que as empresas vão ter de investir cada vez mais em publicidade, existem algumas estratégias que podes implementar para aumentar os resultados da tua marca nesta rede social.
A importância do Facebook para Empresas
Muitos anunciam que o Facebook está a entrar num período de decadência em termos de utilizadores. No entanto, todos os dados apontam exatamente o contrário!
Se compararmos esta plataforma com outras redes sociais, o Facebook continua a ser a maior. Os dados mostram que existem mais de 2 biliões de utilizadores ativos mensalmente e mais de 1 bilião diários.
De acordo com a TechCrunch, não existe outra plataforma com tantos utilizadores ativos:
- Youtube – 1.5 biliões de utilizadores mensais
- Instagram – 700 milhões de utilizadores mensais
- Twitter – 328 milhões de utilizadores
- Snapchat – estimativa de 255 milhões
Apesar do sucesso das restantes redes sociais, o Facebook continua a manter o seu lugar no pódio.
As estatísticas mostram que 93% dos marketers usam o Facebook ads com regularidade. Isto representa cerca de 3 milhões de negócios que usam esta rede social na sua estratégia de marketing digital!
No entanto, as mudanças no algoritmo tem preocupado os gestores de páginas de Facebook para empresas. Muitos marketers queixam-se que o número de impressões dos anúncios diminuiram e os preços aumentaram desde o início deste ano.
Isto deixa algumas pessoas céticas enquanto ao futuro do Facebook Ads. Mas, mesmo apesar destas mudanças, ainda há muitas coisas que podes fazer para conseguir melhores resultados no Facebook!
Facebook para Empresas:
Estratégias de Sucesso a Implementar
1. Escolhe a categoria certa para a tua página
Vamos começar pelo início: Aquilo que o teu negócio precisa é de uma página e não de um perfil.
Se não sabes como o fazer, nós explicamos tudo aqui.
Vai ao separador páginas, que aparece no menu lateral. Lá vais encontrar um botão verde a dizer “Criar página”.
Ao criares uma página, tens de escolher a categoria em que esta se insere. Estas são as duas opções apresentadas no Facebook para empresas:
A maioria das pessoas escolhe a opção negócio local ou marca. Mas atenção, a categoria escolhida influencia a configuração e opções da página!
2. Cria um URL personalizado
Depois de criar a página existem várias configurações que deve fazer para a otimizar. No entanto, a primeira alteração que deverá fazer é no URL!
O ideal é utilizar o nome da marca. No entanto, caso não esteja disponível pode também associar a sua área de negócio.
O URL da página da mrdesigner.pt no Facebook é: www.facebook.com/mrdesigner.pt
No entanto, outra opção seria: mrdesigner.Programação.Design, por exemplo.
Um dos motivos para alterar o URL é a otimização SEO. Com um link personalizado, a tua página será mais fácil de encontrar não só no facebook, mas também no Google.
Para além disso, dá um aspeto mais profissional à página.
3. Otimiza as tuas fotografias
O próximo passo é escolheres e fazeres upload de imagem com boa qualidade para a foto de perfil e de capa. Não te esqueças que o Facebook é uma plataforma muito visual!
O mais comum – e aconselhável – é o logo da empresa. No entanto, se for uma página pessoal, opta por uma fotografia de rosto.
A imagem de capa também deve ser escolhida com atenção. Opta por algo que promova o teu negócio!
Usa esta imagem como uma forma de impressionar e captar o teu público: mostra-lhe o que fazes, o que és.
4. Escolhe o teu botão Call-to-Action
Existe uma opção muito importante nas páginas de Facebook para empresas: o botão CTA – Call to Action.
A plataforma sugere-te algumas opções:
Depois basta definir qual é a ligação que queres no botão. Pode ser a homepage do teu website, a página de contactos ou uma landing page específica. Tudo depende do objetivo que pretende atingir.
5. Personaliza as tabs laterais
A barra lateral que aparece nas páginas do Facebook é customizável.
Este ponto é importante porque permite incluir a informação que achas pertinente para a marca, pode utilizar como outra forma de call-to-action e ajuda a responder a questões que os utilizadores possam ter.
Estas tabs multiplicam as opções de interação com a página. Esta é uma excelente forma de aumentar a interação e número de visitas ao website.
6. Segue a regra 70-20-10
Depois de otimizar toda a página do Facebook da tua empresa, chega a hora de começar a publicar.
É importante que tenhas em conta que não deve focar-se em apenas um tipo de conteúdo. Ao publicar diferentes conteúdo – em formato ou temática – dá-lhe a oportunidade de estudar quais são os géneros que geram mais interesse por parte da sua audiência.
O ideal é sempre começar com um conteúdo visual ou com um link que apresente o teu negócio. Depois, podes ir partilhando posts sobre diferentes temas e vários formatos – links, vídeos, fotografias,…
Mas atenção: o conteúdo partilhado não deve ser só a promover a tua empresa!
Grande parte dos marketeers apontam a regra 70-20-10 como a melhor forma de conquistar a audiência. Em que consiste esta regra? Eu explico-lhe:
- 70% do conteúdo partilhado no Facebook deve ser original, ou seja, produzido por ti;
- 20% deve ser de temas que interessem à tua audiência;
- E apenas 10% deve ser de promoção da marca, produtos ou serviços.
7. Trabalha na apresentação dos seus posts
De certeza que já reparaste que o feed do Facebook é um lugar repleto de informação.
A forma como partilha o seu conteúdo vai determinar se este se destaca ou parece apenas mais um.
Uma publicação no Facebook com uma boa fotografia tem dez vezes mais probabilidade de ter mais engajamento do que uma publicação apenas com texto.
Por isso mesmo, tenta manter as tuas imagens clean e fáceis de ler – caso tenham texto.
Se partilhares um URL, não te esqueças de o apagar do texto do post. Isto vai ajudar a focar a atenção dos utilizadores na imagem e no título da página.
Se quiseres partilhar um link no texto da publicação opta por URL shortener, como o Bitly.
8. Publica vídeos
Os conteúdos em vídeo têm conquistado cada vez mais a atenção dos utilizadores nas redes sociais. Só no Facebook, os users assistem a cerca 100 milhões de horas de vídeo todos os dias!!
Para além disso, esta rede social mudou o algoritmo de forma a dar mais destaque a vídeos no feed de notícias. Por isso mesmo, toca a apostar na criação e partilha de vídeos no Facebook!
No entanto, atenção a estes indicadores:
- 85% dos utilizadores do Facebook vê vídeos sem som;
- Ter legendas num vídeo aumenta as visualizações em cerca de 12% em média;
- 80% dos utilizadores sente-se irritado quando os vídeos começam de forma automática e com som;
Se não tem tempo ou um pouco de paciência para criar e/ou para produzir vídeos, poderá sempre optar pelos lives (diretos)!
9. Analisa os resultados com o Facebook Page Insights
Publicar conteúdo interessante e relevante é apenas uma das batalhas desta guerra.
Outra delas é a monitorização dos resultados para perceber se o conteúdo resulta ou não.
A parte positiva é que o Facebook oferece-lhe a oportunidade de ter o acesso a todas as métricas que precisas dentro da própria plataforma.
O Facebook Page Insights oferece-te várias informações sobre o desempenho da tua página. Entre elas estão, por exemplo:
- número likes;
- alcance dos posts;
- engajamento da página.
Outro aspeto importantíssimo do Facebook Page Insights é que permite saber qual o melhor horário para publicar.
É importante que, para além de testar diferentes formas de conteúdo, também testes diferentes horas de publicação. Existem vários artigos que apontam diferentes horas em que as publicações conseguem um alcance maior. No entanto, nada como fazer os seus próprios testes e perceberá o que melhor resulta para o seu público-alvo.
10. Cria anúncios
Os anúncios do Facebook são uma ferramenta muito poderosa para as marcas. Estes permitem alcançar um maior número de pessoas, ter mais interações ou até mais likes na página.
Antes de criar um anúncio é importante que defina qual é o objetivo que quer atingir. Ao promover uma publicação, o Facebook apresenta-te três hipóteses diferentes:
- Visitas ao site: encoraja pessoas a visitarem o teu site;
- Interação: reações, comentários e partilhas;
- Mensagens: interage e conversa com potenciais clientes.
Para além de escolher o objetivo do anúncio, também é essencial que defina o seu público-alvo. O Facebook permite escolher o sexo, idade, localização e interesses das pessoas que você queira alcançar. Esta é uma ferramenta que te vai permitir chegar às pessoas que realmente interessam à sua empresa.
Estes são os dez pontos mais importantes que deverá ter em conta na página de Facebook da sua empresa.
No entanto, pode sempre optar pela opção mais completa e solicitar a gestão na mão de profissionais!
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