Atualmente, existem muitas empresas ou pequenas agências, que fazem desenvolvimento de websites ou criação. E, por de trás desses websites, existe na grande maior parte das vezes um CMS que é muito conhecido que é o WordPress.
O conceito e o fundamento do WordPress quando ele foi lançado pelo programador Matt Mullenweg, era para as pessoas sem conhecimento de programação criassem um pequeno blog. Mas, com o passar do tempo o WordPress foi evoluindo com mais recursos (plugins) pagos ou free a nível da sua estrutura em si.
E a questão que muitos fazem, como foi a minha também que é: O WordPress cria websites? Sim, mais o menos (não)! Ora bem, vamos explicar isto de forma simples. O WordPress é um CMS, e o que é um CMS? Um CMS é um Content Management System traduzindo é um gestor de conteúdo. E, este gestor de conteúdo tem vários recursos, que muitos são instalados posteriormente. E esses recursos são chamados de Plugins, que quando instalados eles, vão adicionar o código plugin ao código do seu template. Permitindo assim, dar mais interação e/ou funções ao seu template, seja ele comprado ou criado.
E o assunto aqui exposto, é o seguinte: Criação de Websites Personalizados. A criação de websites personalizados, é a construção de templates que no fundo é o design e arquitetura da informação do site. E como se cria isso? Existem plugins chamados de Page Builder traduzindo são construtores de páginas. Eles servem para criar essa mesma estrutura de informação + o design, mas na realidade vai mais para além disso.
Dependendo do page builder, é possível sair fora do convencional com o page builder, como? Simples, usando código personalizado, ou seja, você insere o seu próprio código de CSS, HTML, JS. A vantagem disso é, que você tem uma dinâmica muito maior para chegar ao seu objetivo na construção do seu template ou website. Consegue elaborar o design, interações nos elementos do design com JS e CSS personalizado, entre outras situações. Está à mercê da sua criatividade.
Mas, falando um pouco mais internamente do template, é possível adicionar “funções” personalizadas com PHP para fazer inserção de novos conteúdos por exemplo. Ou até mesmo, para mudar ou acrescentar novos comportamentos ao WordPress. Para que isto funcione, é preciso ter um conhecimento mínimo e sólido de PHP (ou pode optar por inserir um plugin que faça o mesmo que quer fazer se vir que o desenvolvimento do código vai ser demorado)!
O que é preciso para começar uma criação do website? É necessário, entender qual a finalidade do website, e também perceber como funciona o negócio do cliente para adaptar o seu website ao modelo de negócio. Depois, existe um briefing onde o profissional que foi solicitado para a criação entender quais os parâmetros da sua construção.
Estamos a falar numa construção de raiz do template ou website, não estamos a falar de comprar o template. Aí, as coisas mudam ligeiramente a situação. Quando se compra um template, o orçamento é ligeiramente mais baixo e o tempo do trabalho do site também é mais curto. A diferença da construção de um website, com template comprado e criado do zero, é que em muitos casos como me já aconteceu. É, que os templates comprados na sua maioria vem com problemas internos no php, são limitados e já trazem algumas funções internas.
Já um com um código limpo, isto é, com um código base de estrutura e sem muito CSS facilita o desenvolvimento. E, temos mais liberdade para a criação da estrutura de informação juntamente com o design. E também uma maior liberdade na inserção de código, sem muitas confusões. Permitindo assim inserção de novas interações e funções, sem afetar muito o carregamento da página. Mas, a estrutura da lógica PHP de um comprado e outro com PHP de raiz é a mesma coisa!
Lembrando que um website desenhado e criado de raiz toda a sua estrutura, é mais demorado mais trabalhoso e consequentemente mais caro (geralmente um website construído de ponta a ponta fica no mínimo 1.000€, mas tudo dependerá do cliente!). Agora, a dinâmica é completamente diferente de um template comprado!
A minha questão é: Quer mesmo fica com um website pré-definido, ou pretende gastar um pouco mais e ter a estrutura, design, funcionalidades, informações dinâmicas ao seu gosto?