Já ouviu falar acerca do programador back-end developer? Este programador, é muito requisitado para elaboração de códigos específicos e complexos!
O back-end developer é um programador bastante conhecido no ramo de programação web ou Outsystem. Mas, o que é que ele faz? Onde se concentra?
O programador back-end developer, é responsável por todo o funcionamento de um sistema web ou mobile, ele tem por obrigação de saber várias linguagens de programação. Os programadores back-end developer também fazem programações em projetos de outsystem, o que significa que o back-end developer não é apenas um programador interno só da web. Um programador de outsystem (back-end developer) são programadores de sistemas tantos internos como externos a nível mobile e outros.
O back-end developer é aquele que só se preocupa com as funções de um programa, seja ele web ou outsystem, a responsabilidade deste programador é certificar-se que o programa apresenta as devidas informações no ecrã, independentemente se é web, mobile ou até mesmo desktop.
O que faz realmente faz o back-end developer?
O programador back-end developer se preocupa com a regra de negócios, segurança, banco de dados e integração de web services. Em outras palavras, suas principais atividades são programar, codificar e testar os projetos criados.
A manutenção dos sistemas também faz parte das suas tarefas diárias. O profissional back-end developer trabalha sempre em função do utilizador, pensando em maneiras que tornem sua experiência mais fácil e rápida.
Assim, é bastante comum que a equipe de back-end developer atue em conjunto com a equipe de front-end, alinhando ideias sobre a melhor forma de estruturar um projeto, quando o sistema é realizado para a web. A análise de projetos já concluídos também é importante, o que permite ao programador criar funções de raiz, proponha alterações e implementações de melhorias, à medida da utilização do software.
Mantendo os padrões baseados nas boas práticas do mercado significa priorizar códigos limpos e organizados. As principais linguagens de programação (back-end developer) mais utilizadas são: