Investir nas redes sociais pode aumentar a geração de leads e oportunidades de negócio de modo a obter maior retorno. E você? Já sabe como criar campanhas no Facebook e potencializar os resultados que pode ter com esta ferramenta?
O Facebook Ads é uma ferramenta que possibilita um alto poder de alcance e conversão da audiência desejada para o um negócio. Tudo isto é possibilitado devido à rapidez e facilidade com que se geram campanhas de grande impacto sobre um público bem segmentado.
É preciso saber algumas coisas cruciais sobre esta ferramenta de forma a criar anúncios como um verdadeiro profissional! Segue as nossas dicas e aumenta os seus resultados!
1. Conhece bem o teu negócio ou aquilo que queres promover.
O nosso primeiro ponto foca-se em si e no seu negócio: tens de saber para que público te diriges e a quem queres veicular as suas campanhas no Facebook. Para te destacares da concorrência é essencial teres o teu público como centro das atenções do teu negócio.
Não estou aqui a falar apenas de público-alvo sim em conhecer os seus clientes, entender o seu comportamento e traçar o perfil ideal através de uma pesquisa de mercado que pode trazer informações como:
– a idade ideal do teu cliente;
– a sua formação profissional;
– os seus hábitos pessoais;
– os seus objetivos;
– os seus problemas;
– o seu rendimento;
– a sua localização;
– os seus hobbies
Se conseguir reunir informações sobre os seus clientes de modo a ver o que estes têm em comum, poderás traçar um perfil de cliente ideal. Assim será possível adoptar a linguagem e grafismos mais adequados aos seus anúncios. Além disso saberás como, quando e para onde encaminhar o teu público.
É preciso saber algumas coisas cruciais sobre esta ferramenta de forma a criar anúncios como um verdadeiro profissional! Segue as minhas dicas e aumenta os seus resultados!
2. Segmenta o teu público
Faz com que a sua campanha seja entregue à pessoa certa, na hora certa. Para isso acontecer, é preciso haver uma boa segmentação do público. Uma vez que já fez um estudo e conhece bem quais os seus clientes ideais está na hora de começares a direcionar o teu anúncio no facebook.
Há 3 tipos de pessoas:
– as pessoas que não conhecem o teu trabalho;
– as pessoas que já te conhecem e estão à procura de informações sobre as diferentes opções;
– as pessoas que reconhecem que o teu negócio pode ajudá-las e estão preparadas para ser abordadas sobre isso.
Depois de organizar os três tipos de pessoas as campanhas no Facebook são simplificadas pois passas a ter condições para garantir que cada grupo recebe as ofertas apropriadas. Ou seja, a segmentação do público torna o seu anúncio mais eficiente.
Nunca tente vender algo para um grupo que não te conhece nem conhece o seu negócio ao anunciar no Facebook. Aliás, direcionar todas as campanhas para uma página de vendas é um erro muitas vezes cometido pelas empresas que raramente traz o resultado que estas esperam.
3. Utiliza imagens atrativas
Nunca ouviu dizer que uma imagem vale mais do que mil palavras? As pessoas regem-se muito por aquilo que são capazes de ver e isso é uma grande parte do sucesso que pode advir de uma campanha no Facebook. É fácil de perceber que anúncios atrativos que têm boas imagens geram mais cliques e conversões exatamente por parecerem mais apelativos.
As imagens têm um forte impacto nas ações de marketing, desta forma, todos os modelos de imagem devem ser escolhidos de acordo com o perfil e os interesses do seu cliente ideal, contribuindo simultaneamente para o objetivo da campanha.
Para quem trabalha com infoprodutos como é o caso dos digital influencers, há uma necessidade de optar por imagens com uma certa característica: o produto deve ser humanizado e materializado para que alguns compradores mais cépticos compreendam de que se trata de algo palpável.
4. Aprende a entender o que é o Facebook Ads
O Facebook Ads é uma ferramenta para fazer publicidade (anúncios) dentro desta rede social.
Para definir e começar uma campanha é necessário:
– Indicar alguns dados sobre o público-alvo;
– Haver uma gestão de orçamento, pois o anúncio pode ser diário ou vitalício e tem custos associados;
– Programar as suas publicações para um certo dia e horário e selecionar a forma como orçamento é despendido, podendo utilizar o CPM (custo por mil impressões) ou CPC (custo por clique).
O CPM é uma opção de investimento ideal para ações de reconhecimento da marca pois apresenta um baixo custo por visualização. O CPC tem um custo mais elevado por clique mas tem a vantagem de oferecer uma maior segmentação. O Facebook normalmente mostra as campanhas CPC a pessoas que costumam clicar em anúncios, o que pode trazer maiores possibilidades de conversão.
O Facebook Ads traz uma série de ferramentas importantes para os seus anúncios, se as aproveitares da melhor forma e com um investimento razoável poderão contribuir para um aumento de rendimentos. Algumas dessas ferramentas são:
– dar um boost às suas publicações: aumentar o número de likes, comentários e partilhas;
– encaminhar os utilizadores do facebook para o teu site: levar o público para uma página externa com o objetivo de apresentar ao utilizador um novo produto, novas ofertas, novos conteúdos etc;
– melhorar as conversões no site: para além de aumentar o tráfego do site e apresentar as questões referidas anteriormente, permite também averiguar quantas pessoas concluíram o objetivo;
– atingir pessoas mais próximas: possibilita estabelecer um raio de alcance para direcionar a campanha apenas para grupos que estão dentro de uma limitação territorial;
5. Analisa o alcance e mede os resultados
Tem sempre uma noção do alcance da sua publicação e mede os resultados dos seus anúncios. O Facebook Ads apresenta uma série de dados estatísticos que permitem ao anunciante analisar os resultados obtidos. Este é um ponto crucial uma vez que vai facilitar bastante o teu trabalho.
Uma correta análise de resultados permite ao anunciante delinear com maior exatidão estratégias para as próximas ações. Como dizem muitos estudiosos, “navegar sem dados é como conduzir sem volante”
Percebeste como não é assim tão difícil anunciar no facebook? Com estas 5 estratégias já podes iniciar campanhas poderosas nesta rede social e começar a planear as festas para comemorar os bons resultados!